Nos últimos meses os estudantes do segundo ano de Relações Públicas se esforçaram no planejamento e execução de projetos de pesquisas exploratórias como uma das atividades da disciplina de Metodologia da Pesquisa, que tive o prazer de ministrar.
Como acredito que pesquisa só é pesquisa se ao seu final for capaz de mudar uma determinada realidade ou de pelo menos contribuir de alguma maneira com o conhecimento sobre determinados temas, peço licença aos alunos para compartilhar os resultados mais relevantes e alguns números curiosos.
Em geral as pesquisas foram realizadas no mês de novembro de 2011 e os números têm 95,5% de representatividade e 5% de margem de erro para mais ou para menos e se referem a três grupos pesquisados: alunos de comunicação social da UEL, estudantes de cursinho, e alunos da escola de aplicação da UEL.
A) Quanto aos alunos de comunicação social da UEL
- 42% frequentam ambientes de lazer noturno uma ou duas vezes por SEMANA e 38% frequentam esses ambientes uma ou duas vezes por MÊS.
- Boates e casas noturnas são a preferência de 39%, seguido de 26% que preferem bares e 20% que preferem restaurantes.
- O principal fator levado em consideração na escolha do local para lazer noturno pelos estudantes de comunicação da UEL é o preço cobrado pela entrada, apontado por 34% dos entrevistados, seguido pelo preço cobrado pelos produtos, com 32%.
- 100% possuem conta no Facebook, 71% no Orkut e 66% no Twitter.
- 80% usam as redes sociais para contatos pessoais e apenas 30% para contados profissionais.
- 59% utilizam as redes sociais como passatempo.
- 88% declararam que a rede social mais utilizada há 5 anos era o Orkut e 98% declararam que a rede social mais utilizada atualmente é o Facebook.
- 57% declararam ficar mais de duas horas por dia nas redes sociais e 29% ficam entre uma e duas horas.
- 30% declaram não consumir bebida alcoólica. Entre os 70% que consomem, 75% o fazem aos sábados e 55% às sextas-feiras.
- 22% declaram beber mesmo durante a semana.
- 48% dos estudantes entrevistados consideram que o consumo de álcool NÃO afeta seu rendimento acadêmico. Apenas 7% concordam plenamente com a ideia de que o consumo de álcool afeta o rendimento acadêmico.
- 66,6% se sentem bem informados enquanto que apenas 7,9% se declaram pouco informados.
- 47,2% preferem buscar informações na internet e 31,9% pela TV sendo que a facilidade de acesso foi apontada como principal fator de preferência pela internet.
- Apenas 4% busca o rádio e 11% buscam o jornal impresso para se manterem informados.
- “Notícias em Geral” é a categoria de informações mais buscada (31%), seguida de “Diversão e Cultura” com 24% e Política com 15%.
- Apenas 6% declararam buscar informações sobre tecnologia.
- 49% acessam a internet mais do que 5 vezes ao dia. Todos os demais acessam pelo menos uma vez ao dia.
- 47% passam mais de 7 horas por dia conectados à internet. Apenas 7% ficam no máximo uma hora conectados.
- A categoria de sites mais acessada são as “Redes Sociais”, com 62%. Em segundo lugar estão os “Sites de Notícias”, com 21%.
- O Facebook é o site mais acessado por 55% dos estudantes e o Google é o mais acessado por 41% deles.
- 90% acessam a internet pelo computador. Apenas 6,6% acessam via tablets.
- 11% não conhecem os movimentos estudantis da UEL. 66% não tem qualquer envolvimento com esses movimentos.
- 27% não se envolvem com os movimentos estudantis por não acreditar na sua estrutura ou em seu poder de mudança.
B) Quanto ao conhecimento dos alunos de cursinho sobre o curso de Relações Públicas
- Um terço dos alunos de cursinho (do Sigma Vestibulares) nunca ouviu falar do curso de Relações Públicas.
- Dos que já ouviram falar, 31% afirma que a principal fonte de informação a respeito do curso foi a internet, seguida de 12% que receberam informações de amigos.
- 43% desses estudantes de cursinho consideram as informações disponíveis sobre o curso insuficientes ou muito insuficientes.
- Ainda sobre os estudantes de cursinho, 44% acredita que o profissional de Relações Públicas é o mais preparado para gerenciar o relacionamento com os usuários nas comunidades digitais, seguido de 27% que acreditam que o profissional de Marketing seria o mais preparado.
C) Quanto às crianças da escola de aplicação da UEL
- 98% das crianças moram com os mais.
- 29% possuem um aparelho de TV em casa e 71% possuem mais de um.
- 52% das crianças assistem de 2 a 4 horas de TV por dia e 40% assistem por mais de 4 horas.
- 16% das crianças dão preferência aos programas infantis, 30% das crianças preferem desenhos e 54% delas preferem filmes.
- 38% diz que já teve vontade de imitar um personagem da TV na vida real.
- 34% passam bastante tempo jogando videogame, 31% joga as vezes e 35% não costuma jogar.
- 33% já tentaram realizar alguma cena do videogame na vida real.
- 35% afirmam ter como desejo de consumo no momento a compra de um brinquedo.
- 39% tiveram esse desejo motivado por ter visto o produto na TV e 38% por tê-lo visto na loja.
- 26% afirmaram que SEMPRE compram os produtos que desejam.
- 95% se sentem muito satisfeitos quando compram o que desejam e quando não compram 44% ficam tristes, “mas logo passa”.