Gestão estratégica

Ambiente de Marketing

Por meio da Análise do Ambiente, identifica os pontos fortes e os pontos fracos de um produto, serviço, marca ou empresa para que se possa tomar providências e adotar ações que possam torná-la mais competitiva.

Publicado em: 24 de fev. de 2015
Atualizado em: 23 de jul. de 2021

A preocupação com o ambiente somente começou a ganhar importância nos estudos sobre a Administração das Empresas por volta de 1947, com a Teoria Estruturalista. Segundo essa teoria, a empresa era uma estrutura, um sistema em si mesma, com seus departamentos, profissionais e processos contribuindo para a conquista dos seus objetivos.

Mas a empresa também faz parte de uma estrutura maior, a sociedade. Portando, essa teoria estudava também as relações de uma empresa ou outras empresas, como o governo e com os demais agentes da sociedade, inaugurando assim a preocupação com o ambiente externo.

O movimento estruturalista foi predominantemente europeu e teve um caráter mais filosófico na tentativa de obter a interdisciplinaridade das ciências. Ele vem do conceito de estrutura (do grego struo = ordenar) como uma composição de elementos visualizados em relação à totalidade da qual fazem parte. As partes são reunidas em um arranjo estruturado e tornam-se subordinadas ao todo (estrutura). Qualquer modificação em uma das partes implica em modificações nas demais partes e nas relações entre elas. O conceito de estrutura, em essência, equivale ao conceito de sistemas (CHIAVENATO, 2003, p. 288)

Na década de 1970 a preocupação com o ambiente externo já era prioridade nos estudos da administração. A Teoria das Contingências, datada de 1972, subordinava toda a empresa ao seu ambiente externo. De acordo com essa teoria, a empresa deveria ser administrada de acordo com as influências que sofria da tecnologia e do ambiente. Não haveria uma única forma melhor de se conduzir uma empresa, sendo que a melhor administração seria aquela que melhor respondesse às questões externas.

A abordagem contingencial salienta que não se alcança a eficácia organizacional seguindo um único e exclusivo modelo organizacional, ou seja, não existe uma forma única e melhor para organizar no sentido de se alcançar os objetivos variados das organizações dentro de um ambiente também variado. Os estudos recentes sobre as organizações complexas levaram a uma nova perspectiva teórica: a estrutura da organização e seu funcionamento são dependentes da sua interface com o ambiente externo. Diferentes ambientes requerem diferentes desenhos organizacionais para obter eficácia. Torna-se necessário um modelo apropriado para cada situação. Por outro lado, diferentes tecnologias conduzem a diferentes desenhos organizacionais. Variações no ambiente ou na tecnologia conduzem a variações na estrutura organizacional. (CHIAVENATO, 2003, p. 498)

O administrador deve então identificar os principais fatores que influenciam direta ou indiretamente a atuação das empresas no mercado. Por meio da Análise do Ambiente, identifica os pontos fortes e os pontos fracos de um produto, serviço, marca ou empresa para que se possa tomar providências e adotar ações que possam torná-la mais competitiva. Identifica também as principais oportunidades e ameaças possíveis a sua atuação no mercado, normalmente oferecidas por questões externas mas que influenciam diretamente sua atuação.

Análise Ambiental

É a identificação dos principais fatores que influenciam direta ou indiretamente a atuação das empresas no mercado.

Por meio da Análise do Ambiente, a empresa identifica seus pontos fortes e seus pontos fracos para que se possa tomar providências e adotar ações que possam torná-la mais competitiva. Identifica também as principais oportunidades e ameaças possíveis a sua atuação nos ambientes de marketing, normalmente oferecidas por questões externas mas que influenciam diretamente sua atuação.

A Análise Ambiental é feita por meio do estudo das Variáveis Ambientais. Essas variáveis podem vir de duas fontes principais: o Macroambiente (também conhecido como ambiente geral ou ambiente externo) e o Microambiente (também conhecido como ambiente de tarefas ou ambiente interno).

Referências

CHIAVENATO. Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.