Ambiente de Marketing: Variáveis macroambientais

O Macroambiente de Marketing é onde podemos encontrar as chamadas Variáveis Incontroláveis, que são forças competitivas sobre as quais a empresa não tem controle, devendo portanto adaptar-se a elas.

As forças que interagem no Macroambiente geram oportunidades e ameaças para a atuação das empresas no mercado. As variáveis desta ambiente afetam todas as empresas igualmente e ao mesmo tempo. A diferença competitiva está na capacidade que cada empresa tem de reagir a elas. Empresas melhores são aquelas que reagem melhor às mudanças do Macroambiente.

Por isso as empresas devem monitorar estas forças e antecipar possíveis ações que reduzam os riscos ou aumentem as suas possibilidades de sucesso. As variáveis que compõe o Macro Ambiente e devem ser monitoradas pelo Marketing podem ter origem:

A) Variáveis de origem Natural

Envolvem os recursos naturais disponíveis para a empresa ou que são afetados por sua atuação. Mudanças nas forças naturais podem ocasionar escassez de matéria-prima, aumento nos custos de produção, prejuízo na qualidade dos produtos etc. Também podem provocar a sazonalidade da demanda por determinados produtos e serviços.

Exemplos: Clima; Estações do ano, Chuvas; Secas; Tempestades; Pragas; Safras; Fontes de energia etc.

B) Variáveis de origem Demográfica

Compostas pelas características da população em geral. Mudanças modernas na organização das sociedades transformam as características da população. Exemplos de mudanças causadas por transformações demográficas:

  • Menos casais tradicionais.
  • Mudança na constituição das famílias.
  • Mais homens e mulheres solteiras.
  • Crescimento da terceira idade.
  • Maior número de mulheres no mercado de trabalho.
  • Aumento do número de habitantes em áreas urbanas.

C) Variáveis de origem Econômica

As variáveis econômicas correspondem às características da economia nacional e global. Envolve questões como:

  • Crescimento Econômico
  • Distribuição de renda
  • Investimentos em infra-estrutura
  • Disponibilidade de crédito
  • Taxas de juros, rendimentos de aplicações
  • Câmbio
  • Inflação
  • Crises, recessões e efeitos de planos econômicos governamentais

Recentemente (2008) passamos por uma crise econômica que afetou todo o mundo. Agora vivemos um impasse em relação à política cambial praticada pela China. Não há nada que as empresas pudessem fazer para evitá-las. Contudo, é fundamental estarem preparadas para enfrentar este tipo de situação.

D) Variáveis de origem Tecnológica

Inovações tecnológicas são fortes elementos de transformação das características dos mercados. Exemplos:

  • Lei de Moore: Em 1965, o americano George Moore, fundador da INTEL publicou um artigo em que afirmava que o desenvolvimento tecnológico permitiria que a cada 18 meses a capacidade de processamento dos computadores dobrasse.
  • Inclusão digital: Há poucos anos assistíamos ao desenvolvimento tecnológicos e eramos receptivos a estes avanços. Nos dias atuais praticamente vivemos em função da tecnologia. Orientamos nossas vidas em função de dispositivos tecnológicos como computadores, aparelhos celulares, câmeras digitais, internet, e-mail etc.

E) Variáveis de origem Sócio-cultural

Questões sócio-culturais se manifestam em praticamente todas as variáveis do Macro Ambiente de Marketing.

Os gostos, preferências, hábitos e atitudes das pessoas direcionam a decisão de compra para determinados bens e serviços em detrimentos de outros.

A sociedade molda crenças, valores e normas que definem, em grande parte, mudanças de demanda por determinados produtos. Por exemplo:

  • Cigarros com baixo teor
  • Alimentos light e funcionais
  • Empresas social e ambientalmente responsáveis

F) Variáveis de origem Político-legal

Embora com variação de intensidade de país para país, as decisões e ações governamentais afetam diretamente a prática dos negócios.

Embora existam muitas diferenças entre as esferas Públicas e Privadas, há uma íntima relação entre as duas. Uma existe em função da outras e as decisões de uma interferem na atuação da outra.

  • Leis e Políticas públicas
  • Regulamentações
  • Código de defesa do consumidor
  • Regras e exigências sanitárias e fiscais

Por exemplo, com a descoberta do pré sal toda a política de exploração do petróleo no Brasil foi revista. É possível algumas mudanças na legislação deste setor afetem algumas empresas a ponto de tornar sua atividade inviável. Mas também é possível que, sabendo aproveitar as novas oportunidades geradas, esta mesma empresa consiga crescer ao invés de sucumbir diante das mudanças.

No próximo post o assunto será o Microambiente de Marketing.

Bibliografia

BASTA, Darci; et. al. Fundamentos de Marketing. Rio de Janeiro: FGV, 2006.

CROCCO, Luciano; et. al; GIOIA, Ricardo M. (Coord.). Decisões de Marketing. São Paulo: Saraiva, 2006.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing. São Paulo: Atlas, 2000.

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3 Comments

  1. ZEFERINO zangui
    Posted 2 de abril de 2013 at 22:15 | Permalink

    Gostei da publicação , ela esta muito bem explicita.obrigado

  2. Alexandre Valverde
    Posted 18 de abril de 2013 at 1:39 | Permalink

    Ótima explicação, valeu

  3. Maria Bonfim
    Posted 14 de agosto de 2013 at 19:54 | Permalink

    Parabéns pela postagem, pesquisando foi a mais completa que encontrei, inclusive com referências. Obrigada!

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